HÁ VIDA NA MORTE
Na morte da vida a morte morreu. “tragada foi a morte na sua vitória”. “Ó morte, onde está a sua vitória?”. ICo 15. 54 e 55. Na vitória da morte ela foi derrotada. A vida brotou da morte – é sempre assim, sem morte não há vida.
Com a natureza não é diferente. Jesus disse que se o “grão de trigo, caindo na terra, não morrendo fica ele só. Porém, se morrer, produzirá muitos novos frutos”. Jo 12.24. Assim aprendemos com a natureza que a morte pode está na vida e a vida pode está na morte. Por isso é bom atentar para o que Jesus diz: Aquele que amar a sua vida, a perderá (essa é a vida que gera morte). Mas aquele que desprezar a sua vida (essa é a morte que gera vida) ganhará para sempre a vida eterna” Jo 12.25.
Entendendo esse princípio Jesus encarou a morte para que pudéssemos ter vida: “Agora a minha alma está muito perturbada. Deverei orar dizendo: “Pai salva-me desta hora”? Não! Foi precisamente para este fim que eu vim.
O diabo também propôs o caminho da vida que gera morte: Jesus começou a falar claramente que seria morto, e que três dias depois ressuscitaria. Mas Pedro cesurou Jesus dizendo: Que Deus não permita isso… Isso não lhe acontecerá!” Jesus voltou-se para Pedro e disse: “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens” (Mateus 16:23). Pensar apenas do ponto de vista humano significa o caminho da auto preservação e da auto manutenção – ser dor, sem angústia, sem morte. Essa é a preservação da vida que gera morte.
Mas há vida na morte diz Paulo: “O poder do pecado sobre nós foi quebrado quando fomos batizados na morte de Jesus. Fomos sepultados juntamente com Ele para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos, também nós vivamos uma vida nova” Rm 6.3 e 4. Nossos antigos desejos malignos foram pregados na cruz juntamente com ele. Quando morremos para o pecado, libertamo-nos de todos os seus atrativos e do seu poder sobre nós. e visto que morremos com Cristo, cremos que participaremos da sua nova vida.
Assim, aprendemos que vale a pena morrer. Jesus morreu a nossa morte para que tivéssemos vida. Glórias a Deus por Jesus!
Tarcísio Oliveira